Foto Nucri
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) lançou o projeto "Caminhos Seguros", iniciativa que busca identificar e combater a violência doméstica em comunidades rurais e territórios indígenas do Estado.
Realizado em parceria com a Vara da Justiça Itinerante, durante as visitas, à equipe multidisciplinar da Cevid, composta por profissionais de serviço social, psicologia, administração e direito, ofereceu orientação, informação sobre serviços, acesso aos direitos e sensibilização para prevenir e denunciar casos de violência doméstica. A equipe também se envolveu em tratativas com a rede de apoio, líderes comunitários e organizações locais visando o desenvolvimento cooperado das atividades.
A juíza coordenadora da Cevid, Suelen Alves, ressaltou que o projeto busca compreender as diferentes realidades e necessidades das populações mais vulneráveis, aprimorando estratégias de prevenção e assistência.
“Sabemos que as populações mais vulneráveis são as mais afetadas por essa realidade. Precisamos agir de forma assertiva e sensível para oferecer o apoio necessário a essas comunidades. Reconhecemos que cada situação é única e requer uma abordagem sensível”.
Durante o mês de fevereiro, o projeto já foi posto em prática, realizando durante os dias 19 e 23 de fevereiro 477 intervenções, em diferentes comunidades rurais e indígenas do município de Normandia.
O projeto envolve mulheres agricultoras, indígenas, líderes comunitários e membros locais em todas as etapas, visando garantir eficácia e sensibilidade cultural.
As atividades incluem rodas de conversa, oficinas de educação sobre direitos e igualdade de gênero, painéis informativos, capacitação de agentes de saúde e campanhas de conscientização.