Fotos: Nucri TJRR
O Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR), por meio da 1ª Vara da Infância e Juventude, promoveu uma roda de conversa para alinhar ações entre conselheiros tutelares e gerentes de abrigos do Estado e do município de Boa Vista. O evento ocorreu na Escola Judicial de Roraima, localizada no prédio Administrativo do TJRR, e foi coordenado pelo juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, Parima Dias Veras.
Cerca de sessenta pessoas participaram do encontro, cujo objetivo era conhecer e alinhar ações de proteção à infância. O evento foi considerado muito produtivo tanto pelo magistrado quanto pelos participantes.
Segundo a conselheira tutelar do Município de Cantá, Elisangela Sarmento, a reunião foi uma grata satisfação
“Discutimos vários assuntos, como o acolhimento institucional e a retirada de crianças e adolescentes em situação de risco. Aproveitamos para conhecer os problemas enfrentados pelos conselheiros tutelares no dia a dia e acertamos a realização de um encontro de formação regional no município de Normandia. A data será definida para o segundo semestre deste ano”, afirmou a conselheira, encarregada da articulação do encontro.
Para o juiz Parima Veras, a roda de conversa é um mecanismo essencial para o bom desenvolvimento e articulação da rede de proteção e acolhimento.
“Como tivemos recentemente eleições para os Conselhos Tutelares, torna-se primordial o alinhamento de fluxos de trabalho e formação continuada, visto que se trata da proteção de crianças e adolescentes em situação de risco. Os trabalhos devem sempre prevalecer com prioridade absoluta, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal”, concluiu o magistrado.
Além dos conselheiros e gerentes, o evento contou com a presença de representantes do Conselho de Defesa da Criança e Adolescentes do Estado de Roraima (CDCAR), do Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente (NPCA), ligado à Polícia Civil, e da chefe da Divisão Unificada de Proteção das Varas da Infância e Juventude da Capital.