.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

CULTURA DA PAZ - Programa Justiça Comunitária do TJRR completa 18 anos de atuação

 
Fotos: Divulgação/Nucri TJRR  
 
São 18 anos de atuação com a promoção da Cultura da Paz e a Comunicação não Violenta, principalmente em escolas públicas estaduais. Para celebrar e reafirmar o trabalho e compromisso do programa Justiça Comunitária desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Roraima, foi montado um cronograma especial de atividades. Nos dias 03 e 04 de junho, com destaque para a cerimônia principal que acontecerá no dia 04 de junho, às 9h, no auditório do Fórum Cível Sobral Pinto, momento também em que ocorrerá a palestra de celebração intitulada: A Importância da Justiça Restaurativa Nas Escolas. 
 
As inscrições para palestra estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://educa.enfam.jus.br/inscricao-a-importancia-da-justica-restaurativa-nas-escolas.  
 
A frente e presidindo os trabalhos do programa atualmente, está a juíza Graciete Sotto Mayor. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, que tem como uma das coordenadoras a servidora Marcelle Wottrich. Ela explica que todos esses anos o Justiça Comunitária fez um trabalho comprometido principalmente com o bem-estar dos estudantes de escolas públicas de Roraima. 
 
“Realizamos oficinas, workshops, palestras, rodas de conversa e atendimentos voltados a mediação de conflitos. A equipe responsável por estas ações está sempre envolvendo todos os integrantes das escolas e a família".
 
Marcelle reforça ainda, os temas das ações que são implementadas durante a atuação da Justiça Comunitária, giram em torno da promoção do diálogo e resolução de conflitos, principalmente no ambiente escolar. 
 
“A Cultura de Paz é um convite e uma postura a qual convidamos toda a sociedade. Temos levado a Comunicação Não Violenta como algo fundamental tanto no trabalho que desenvolvemos como nas capacitações que oferecemos para a sociedade. Os círculos de diálogo, outra ação desenvolvida pelo Programa Justiça Comunitária, têm nos mostrado o quanto o corpo discente e docente das escolas necessita de um momento de fala, de compartilhar seus sentimentos e de uma escuta empática”, reafirmou. 
 
Histórico - O Programa Justiça Comunitária teve início em 2005 com a publicação da Portaria número 288, constituindo a primeira comissão de Justiça Restaurativa e Terapêutica pelo então presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Mauro Campello. Em 2007, foi celebrado o primeiro Convênio de Cooperação Técnica e Pedagógica, com duração de dois anos, entre o TJRR e a SECD1/RR, visando a implantação do programa nas escolas estaduais de Boa Vista/RR. Atualmente, o Programa Justiça Comunitária opera nas escolas de Roraima por meio do Termo de Cooperação Técnica Nº 009/2018 entre o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado. Uma equipe de profissionais trabalha nas escolas para prevenir e mediar conflitos com base nos princípios da Justiça Restaurativa.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte