Foto: Ejurr
A Escola Judicial de Roraima (Ejurr) realizou a palestra “O futuro do profissional de direito” ministrada pelo advogado e formador Rui Caminha. O evento foi realizado às 19h no auditório da Faculdade Unama e foi destinado aos acadêmicos de direito. A iniciativa fez parte do projeto "A Escola vai à Escola”.
Durante o evento, os estudantes puderam aprender de forma dinâmica o que é inteligência artificial, como ela funciona e como ela pode auxiliar os alunos, seja nos estudos ou no trabalho profissional.
O evento reuniu cerca de 60 estudantes e teve a participação da coordenadora da Escola Judicial de Roraima, Tatiana Saldanha e do professor do curso de direito da Unama, Henrique Maravalha.
Durante a palestra, o advogado e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rui Caminha, utilizou exemplos práticos de como a inteligência artificial pode contribuir com o trabalho jurídico, se for usada de maneira correta.
“Tive a oportunidade de fazer uma palestra de quase duas horas para os futuros profissionais do Direito. Foi uma experiência muito valiosa e nessa jornada ficou claro os anseios e as dúvidas que existem sobre o tema”, pontuou.
O professor de direito da faculdade, Henrique Maravalha destacou a importância do tema da palestra e da atuação do Poder Judiciário na sociedade.
“Foi uma excelente apresentação e uma excelente participação do Tribunal de Justiça na nossa sociedade e em especial na formação dos acadêmicos do curso de direito. Aqui nós tivemos a aproximação dos nossos alunos desde já com a vida profissional, em especial com esse assunto da aplicação da inteligência artificial na sociedade e para o ramo jurídico. É uma necessidade, é uma atualização importante e ter o professor Rui Caminha aqui conosco foi um privilégio”.
A palestra, ministrada para estudantes de direito, marcou o início de atividades do projeto com o ensino superior. A acadêmica Iraê Sokolowicz afirmou que a palestra foi fundamental para os futuros advogados e advogadas.
“A palestra foi muito boa. O professor falou muito sobre a Inteligência Artificial que está no nosso mundo hoje em dia, tudo é tecnologia. Durante o evento o professor falou também sobre o Chat Gpt e isso com certeza vai ser fundamental para os meus estudos”.
A Escola vai à escola
A intenção é aproximar e integrar a sociedade ao Poder Judiciário por meio de palestras e cursos sobre temas atuais, com a participação de formadores de renome nacional. Atualmente o projeto A Escola vai à escola é desenvolvido com a parceria colégios da rede pública em todo o Estado, sendo a Faculdade Unama, a primeira instituição de ensino superior atendida pelo projeto.
Fonte Ejurr