Foto: Ejurr
Com atividades dinâmicas e práticas, a Escola Judicial de Roraima finalizou o curso sobre o uso de inteligência artificial (IA) no contexto jurídico. A capacitação pioneira voltada para magistrados e servidores, foi ministrada pelos formadores Rui Caminha e Vinícius Siqueira. As aulas ocorreram entre os dias 20 e 22 de maio na Ejurr, nos turnos matutino e vespertino.
Durante três dias, os participantes puderam aprender mais sobre os benefícios da IA e como utilizá-la no dia a dia. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender a identificar e implementar soluções de IA, além de lidar com desafios associados ao uso da tecnologia no ambiente jurídico.
A capacitação contou com atividades teóricas e práticas, com dinâmicas e trocas de experiências. Para o advogado e formador Rui Caminha, o curso no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) foi uma grande experiência e desafio.
“É o primeiro curso desse tipo no Brasil e foi muito bom poder ministrá-lo aqui na Escola. É um desafio estar formulando um conteúdo e, enquanto você o fórmula, já há algo acontecendo. Enquanto você está dando aulas, outras coisas já estão ocorrendo, então as dúvidas dos alunos fazem com que todo o conteúdo da aula seja moldado”.
Durante a capacitação, os alunos puderam desenvolver um aplicativo do zero a partir de uma proposta feita em sala de aula. O formador Vinícius Siqueira elogiou a turma e ficou satisfeito em ministrar o curso.
“As pessoas que estavam participando foram muito proativas durante o curso. Uma coisa que me surpreendeu positivamente foi que muitas pessoas que estavam participando do curso já desenvolvem uma série de ferramentas e tecnologias de forma bem ativa e correta. Acho que foi uma das melhores turmas para a qual já ministramos cursos”.
A residente judicial da 1ª Vara Cível, Maria Clara Gouvêa, disse que vai utilizar os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia no Poder Judiciário.
“Eu achei o curso muito bom. Ele vai ser muito importante para o nosso dia a dia na automação de tarefas que são consideradas simples e fáceis. Assim, vamos poder realizar essas tarefas de forma mais rápida e prática”.
Fonte Ejurr