Fotos: Ouvidoria/TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima por meio da Ouvidoria-Geral de Justiça, marcou presença no evento alusivo ao Dia Nacional para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no dia 18 de maio na comunidade de Canauanim, município do Cantá.
A ação promovida pelo Conselho Tutelar do Município de Cantá contou com a participação ativa da comunidade e de entidades relevantes na luta pela proteção da Infância e Adolescência.
O Tribunal de Justiça de Roraima foi representado pelo juiz titular da 1ª Vara da Infância e Adolescência, Parima Dias Veras; pelo servidor Orib Ziedson, da Ouvidoria-Geral do TJRR, e pela servidora Isabelle Cristina, do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais - CEAVCAI, que ministrou palestra sobre a importância do “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A servidora do TJRR, Isabelle Cristina, destacou que as ações do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, reforçam o compromisso do Tribunal em oferecer cada vez mais serviços de qualidade à comunidade local para o aprimoramento constante da prestação de serviços jurisdicionais.
“O dia 18 de maio não deve ser apenas um dia em um mês para tratar do assunto, mas, sim, para reduzir os números que infelizmente são tão altos. A violência sexual é uma violação de direitos. A maioria desses casos acontece em casa, tirando a inocência da criança e adolescente. Por isso, faça a sua parte também, faça bonito, denuncie, disque 100 e ajude a combater”.
Representantes da Defensoria Pública do Estado, UNICEF, Câmara Municipal de Cantá, Conselheiros Tutelares do Município, Ministério Público, Polícia Militar e SETRABES, além de moradores da comunidade também estiveram presentes no evento.
A participação ativa de diversos atores sociais engajados na proteção infantil evidenciou o esforço conjunto para formação de ampla rede de proteção à infância e adolescência no município do Cantá que garanta a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes indígenas.