Fotos: NUCRI/TJRR
A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (CIJ/TJRR) concluiu a agenda de palestras e dinâmicas em alusão ao Maio Laranja para alunos do Ensino Fundamental.
A ação foi realizada pela CIJ/TJRR, em alusão ao Maio Laranja, referente ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O mês serve para lembrar da importante luta e responsabilidade de prevenir e proteger as crianças contra essa violência.
Os trabalhos funcionaram como uma "blitz educativa", onde ocorreram explicações sobre onde não pode ser permitido toque, isso auxiliado por cartazes com artes de anatomia para ilustrar aos meninos e meninas como tomar cuidado. A atividade ajuda os alunos a reconhecerem mais os próprios corpos e identificar toques indevidos.
A psicóloga da CIJ, Isabeau Bezerra, reforça que ações como essa são importantes para lidar com a resistência a situações de abuso.
"É importante reforçar essas ações, principalmente nessa faixa etária, que é em torno de cinco a nove anos de idade, porque há uma maior proporção de notificações de casos de violência sexual, ocorre entre crianças dessa idade. Trabalhar com eles a temática de forma lúdica é especialmente importante para que eles entendam a importância da prevenção e saibam identificar os sinais", explicou a psicóloga.
O assessor técnico da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJRR, Josué Teles Meneses Albuquerque, destacou que a palestra garante direitos, formação e informação as crianças e adolescentes, para que elas não se tornem mais vítimas.
“No contexto educacional, realizar essas palestras e oficinas ajuda na conscientização das crianças para reconhecer e enfrentar os abusos além de trazer mais conhecimento aos pais e à própria rede como um todo. Assim, garantimos direitos, formação e informação aos jovens”, explicou o assessor.
O assessor técnico pontuou ainda a importância da parceria entre o TJRR e as Secretaria de Educação e Assistência Social.
“Essa palestra ajuda no fortalecimento da própria rede de proteção em si, ainda mais em todo esse conjunto da Coordenadoria do TJRR com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e o apoio do Conselho Tutelar. Essa união mostra como somos uma rede unida e damos a máxima importância ao combate à violência sexual contra crianças”, finalizou.
A gestora da Escola Municipal Ioládio Batista da Silva, Rosélia Alencar, agradeceu à equipe da CIJ, retomando a fala sobre conscientização ao Maio Laranja.
"Onde podemos sensibilizar a comunidade escolar com um assunto de grande relevância aos nossos alunos com informações e formas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual", finalizou.
Durante o cronograma de ações desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJRR, foram atendidas a Escola Municipal Ioládio Batista da Silva, Escola Municipal Dalício Faria Filho e a Escola Municipal Francisco de Souza Briglia. Ao todo, as atividades contemplaram mais de 10 turmas, da rede municipal de ensino.