Fotos: Nucri/TJRR
Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Estácio da Amazônia participaram de uma visita ao Poder Judiciário de Roraima, para conheceram o Núcleo Permanente de Conciliação (Nupemec) e o Centro de Solução de Conflitos (Cejusc), situados no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.
Durante a iniciativa, foi explicado para os estudantes mais detalhes sobre a criação e o funcionamento do Nupemec e do Cejusc, além de simulação de audiências de mediação e conciliação.
O juiz Coordenador do Centro Judiciário de Soluções e Conflitos, Eduardo Carvalho, comentou que todo ano os acadêmicos são convidados para irem ao TJRR conhecer o setor e vislumbrarem como funciona a mediação e conciliação e o papel das unidades de no estado.
“Para os estudantes de direito vivenciar a experiência prática da mediação e conciliação dentro da estrutura do Poder Judiciário, contribui para a consolidação da formação acadêmica”, finalizou.
CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO - Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conciliação é uma conversa/negociação que conta com a participação de uma pessoa imparcial para favorecer o diálogo e, se necessário, apresentar ideias para a solução do conflito.