Fotos: Nucri/TJRR
A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (CIJ/TJRR) promoveu palestras e dinâmicas em alusão ao Maio Laranja para alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco de Souza Briglia. Os trabalhos seguem o cronograma de ações do Maio Laranja, que tem como objetivo combater ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
Durante a palestra foi trabalhada a dinâmica do semáforo do toque, mostrando aos alunos as partes do corpo que podem ou não serem tocadas por outras pessoas, o que seria um toque bom e um toque ruim, e o segredo bom e o segredo ruim, visando que eles aprendam a identificar as situações de risco e de violência. A ação foi mediada pela psicóloga da Coordenadoria da Infância e Juventude, Isabeau Cristina de Sousa.
“É importante trabalhar essa temática, do combate à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, para eles aprenderem a identificar, se proteger e, se necessário, denunciar, que é o principal para a gente conseguir efetivar o combate à esse tipo de violência”, explicou a psicóloga.
A diretora da Escola, Sueli Vieira, pontuou a necessidade de ter esse tipo de ação nas escolas para que as crianças saibam não só identificar algum tipo de assédio antes mesmo de acontecer, podendo assim, comunicar e pedir ajuda.
“Entender que isso é muito importante para a vida delas, para o bem-estar delas. Essa palestra é bem importante nesse momento para que elas possam entender o que realmente é o abuso”, finalizou.