Fotos: Divulgação
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) enviou uma equipe representativa para participar do 15º Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), com o tema “Gerando opções para o fortalecimento da pacificação social”, realizado no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) durante os dia 15 a 17 de maio.
A comitiva do TJRR é composta pelo juiz coordenador do Cejusc Boa Vista e do Nupemec Roraima, Eduardo Alvares de Carvalho; a coordenadora administrativa do Nupemec, Ocimara Vasconcelos, além das assessoras Arielly Almeida e Neilymar Azevedo.
O TJRR foi destaque no evento com duas propostas de enunciados que foram aprovadas na forma de Recomendação para os demais Tribunais como boas práticas. O destaque foi para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Superendividamento e com resultados que foram reconhecidos pelo Fórum como boa prática a ser replicada pelos Tribunais brasileiros.
Fórum Nacional da Mediação e Conciliação
O Fórum Nacional da Mediação e Conciliação – Fonamec foi criado em 2014 como um dos resultados do Encontro Nacional de Núcleos e Centros de Conciliação.
O objetivo do Fórum é promover discussões e levantar boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.
O Fonamec, tem âmbito nacional, e é composto pelos Coordenadores dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec – dos Estados e do Distrito Federal e pelos Magistrados dirigentes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc.