Fotos: Nucri/TJRR
A Secretaria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça de Roraima (SAI/TJRR) , realizou reunião com foco nos trabalhos da ação coordenada de auditoria sobre a Política de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. A reunião ocorreu de forma virtual, nessa segunda-feira, dia 13 de maio.
O encontro reuniu secretários, coordenadores e servidores do Tribunal de Justiça de Roraima e teve como objetivo a ação coordenada de Auditoria, a fim de avaliar a aderência à política pública instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Resolução 255/2018.
Foram levados em consideração, ainda, a aplicação de procedimentos de auditoria para verificar o cumprimento das diretrizes, bem como avaliar a existência de um ambiente interno engajado nas práticas previstas no Modelo de Inclusão da Diversidade e Equidade (IDE), da Rede Equidade.
Durante a reunião, também foi apresentado o Programa de Auditoria, onde estão descritos o objetivo, escopo, produtos gerados, recursos humanos, recursos tecnológicos e o período de realização da ação.
O prazo previsto para a realização da auditoria é até o dia 31 de julho e ocorrerá por meio da análise de documentos e registros, correlação entre informações obtidas, entrevistas e grupos focais. Ao término dos trabalhos, será emitido o relatório de auditoria e sumário executivo, com os resultados da avaliação, a serem encaminhados à alta administração e demais unidades auditadas, além de serem fornecidas as informações pertinentes ao CNJ.
Política de Participação Feminina - A Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução CNJ n. 255, de 4 de setembro de 2018.
De acordo com o normativo, todos os ramos e unidades do Poder Judiciário deverão adotar medidas tendentes a assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional, propondo diretrizes e mecanismos que orientem os órgãos judiciais a atuar para incentivar a participação de mulheres nos cargos de chefia e assessoramento, em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais.