Foto NUCRI
A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou visitas técnicas no município de Rorainópolis a fim de colher resultados sobre os programas e projetos desenvolvidos e ouvir demandas para melhorias.
Foram realizadas visitas na comarca de Rorainópolis, no Cartório Extrajudicial e ao Posto Avançado do Núcleo Waimiri Atroari - Nawa, e contou com a presença do ouvidor-geral de Justiça, o desembargador Erick Linhares, e mais sete servidores da Ouvidoria.
As visitas técnicas dão continuidade às atividades do Projeto Ouvidoria Presente, que busca fortalecer a comunicação entre a Ouvidoria com os demais setores do Tribunal. Realizadas nos dias 03 a 05 de março, elas tiveram como objetivos, realizar avaliações de possibilidades de melhoria quanto à estrutura física dos prédios e às necessidades dos colaboradores e observar os atendimentos prestados pelas comarcas à população local.
Segundo o Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Erick Linhares, esse compromisso demonstra um importante passo em direção à transparência e à eficiência do sistema judicial, promovendo a confiança e a participação cidadã no Estado.
“Essas visitas técnicas da Ouvidoria Judicial promovem uma maior proximidade com a comunidade e, principalmente, garantem que as vozes e preocupações locais sejam ouvidas e abordadas de maneira eficaz”.
Além disso, ocorreu a apresentação do Setor de Atendimento à Mulher (SAM) às servidoras e colaboradoras das comarcas e a promoção do projeto “Cá Entre Nós” com os servidores e colaboradores, visando conscientizá-los sobre o combate à violência doméstica e motivá-los a serem agentes transformadores no meio social.
Segundo o servidor da Ouvidoria, Amadeu Triani, as visitas reforçam uma prestação de atendimento focada na humanização e agilidade nos serviços jurisdicionais.
“As ações da Ouvidoria-Geral de Justiça reforçam a prestação de atendimentos focados na humanização e agilidade nos serviços jurisdicionais, inclusive nas comunidades indígenas dos Waimiri Atroari no primeiro Posto Avançado da Justiça Cidadã, inaugurado em 2021, que atende atualmente as 81 aldeias com o incremento do projeto itinerante”.
Na oportunidade, foi apresentada ao Colégio Estadual José de Alencar – Rorainópolis, o “Projeto Ouvidoria nas Escolas”, que leva até os ambientes escolares temas como: “O Papel da Ouvidoria, Combate à violência doméstica e familiar contra mulher, Drogas lícitas e ilícitas e crime organizado”. O projeto foi proposto para gestores nos demais municípios do sul do Estado, que tem tido uma ótima aceitação pelos gestores.