Na capital, o Judiciário roraimense possui oito unidades judiciais e cinco processos de apoio indireto certificados
Fotos: Nucri/TJRR
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Jésus Nascimento, realizou a entrega dos certificados para as unidades pertencentes ao escopo do Sistema de Gestão da Qualidade.
A certificação ocorreu após Auditoria Externa. O presidente do Judiciário conduziu pessoalmente a entrega dos certificados às unidades judiciais, e destacou que o TJRR tem surpreendido cada dia mais pela efetividade.
“Somos pequenos quanto à estrutura, mas somos eficientes, isso aqui demonstra a nossa capacidade, e fiz questão de entregar pessoalmente os certificados, pois é um reconhecimento à toda a equipe, coordenados para obter a recertificação com êxito”, ressaltou o presidente.
O TJRR atua com um sistema de Gestão de Qualidade em conformidade com a Norma ISO 9001:2015, que visa aprimorar continuamente a prestação de serviços judiciários à população de Roraima. A Política de Gestão de Qualidade foi estabelecida por meio da Portaria n. 265/2020 do TJRR, lançando as bases para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que está em vigor desde o ano de 2020.
Segundo a analista de negócios ISO do TJRR, Cristine Rodrigues, a implementação da norma ISO contemplou oito unidades judiciais do TJRR e cinco processos de apoio indireto, que seguem uma padronização internacional.
“No final do ano passado, nós finalizamos o ano com 13 unidades certificadas ISO 9001. São oito unidades judiciais e cinco de apoio indireto. A ISO segue uma padronização internacional. Com isso, são feitos fluxos, mapas de controle, riscos e oportunidades e demais documentos necessários”.
As unidades condecoradas foram: 3ª Vara Cível, Secretaria Unificada dos Juizados Especiais, 1º e 2º juizados de Violência Doméstica, Secretaria Unificadas dos Juizados de Violência Doméstica, Secretaria Unificada das Varas Criminais, Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas e a Secretaria Unificada das Varas da Infância e Juventude.
O coordenador da Secretaria Unificada das Varas da Infância do TJRR, juiz Parima Veras Dias, também destaca que a implantação do ISO 9001:2025, viabiliza o aprimoramento da prestação de serviços jurisdicionais à população.
“É uma iniciativa importante, porque com isso, podemos corrigir as pequenas falhas, para que não haja nenhuma incongruência no andamento do processo, aperfeiçoando o nosso trabalho”.
O juiz titular do 2º Juizado de Violência Doméstica do TJRR, Jaime Plá, ainda reforçou que a atuação da Norma ISO 9001:2015, se dá pelo trabalho conjunto de todos que atuaram na busca pela melhoria do atendimento jurisdicional.
“Graças ao ISO, a gente vai poder prestar uma atividade judicial cada vez mais eficaz para a sociedade, através de um sistema de monitoramento de gestão e de forma que essa prestação vai ficar cada vez mais eficiente, mais satisfatória para toda a sociedade”.
Norma ISO 9001:2015
Trata-se de uma organização internacional independente e não governamental, fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, que reúne especialistas para compartilhar conhecimentos e desenvolver padrões internacionais com especificações de classe mundial para produtos, serviços e sistemas, com o objetivo de garantir qualidade, segurança e eficiência relevantes para o mercado, às empresas e organizações públicas e privadas.
A norma é base para o estabelecimento do Sistema de Gestão da Qualidade. Para obter esta certificação, todas as atividades da instituição devem ser pautadas em um padrão de qualidade e assim, como resultado, haverá serviços com características superiores.