.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

Tribunal de Justiça de Roraima lança protocolo para entrega voluntária de crianças para adoção

A iniciativa é promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ/TJRR). 
 
Fotos: ilustrativa
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) anunciou o lançamento de um protocolo destinado a facilitar e orientar a entrega voluntária de crianças para adoção. A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), desenvolveu o Protocolo de Entrega Voluntária à Adoção, a fim de agilizar e assegurar a proteção jurídica nos procedimentos de adoção. 
 
A iniciativa cumpre a Resolução CNJ n.458/2023, que detalha tecnicamente o atendimento da gestante ou da parturiente nos Tribunais de Justiça do país. Com isso, o protocolo de adoção voluntária tem como objetivo, definir formalmente os procedimentos para a entrega voluntária de crianças para adoção, fortalecendo a proteção integral à criança e garantindo-lhe o direito ao convívio familiar, seja na família natural, extensa ou substituta. 
 
Segundo o assessor técnico da Coordenadoria, Josué Teles Meneses Albuquerque, o projeto de Protocolo de Adoção Voluntária é um importante passo para o combate às práticas informais de adoção.
 
“A implementação deste protocolo representa um avanço significativo na garantia dos direitos das crianças e das mães ou pais biológicos. Além de proporcionar um processo mais transparente e eficiente, ele também contribui para a promoção da adoção legal e registrada, evitando práticas ilegais ou informais”, destacou o servidor do TJRR.
 
O servidor Josué Teles, ainda reforça que o protocolo de adoção busca fortalecer os mecanismos de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conformidade com as disposições legais vigentes, como a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. 
 
A legislação brasileira também reconhece o direito à entrega voluntária de crianças para adoção, visando assegurar que essas crianças não sejam vítimas de situações de risco, como abandono, maus-tratos ou exploração. Além disso, o protocolo de adoção voluntária foi elaborado com base em fluxogramas claros e bem definidos, garantindo a proteção dos direitos da criança e dos pais biológicos, incluindo aconselhamento e assistência social, durante todo o processo jurídico.
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte