Fotos: Nucri TJRR
A Comissão para Monitoramento e Incentivo à Participação Institucional Feminina do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está convidando servidoras interessadas em fazer parte do grupo. Para integrar a Comissão, basta realizar inscrição por meio do formulário disponível no link: AQUI, até o dia 6 de maio. Após o encerramento do prazo de inscrição, a lista das candidatas será analisada pela presidência do TJRR.
A iniciativa visa promover e fortalecer a presença e o engajamento feminino dentro da instituição, criando um ambiente mais inclusivo e igualitário, fortalecendo a participação feminina na instituição.
Segunda a juíza Graciete Sotto Mayor, presidente do Comitê de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário, a intenção do chamamento é alcançar magistradas e servidoras que atuam nas comarcas do interior para saber a realidade durante o dia a dia de trabalho.
"A Comissão realiza um levantamento abrangente sobre a presença feminina no judiciário, abordando questões salariais e de representatividade. Além disso, promove ações de incentivo ao empoderamento feminino e à entrada de mais mulheres no poder judiciário, destacando a força e importância da mulher na instituição, e com a integração de magistradas e servidoras do interior, a gente terá uma visão das necessidades e do que a gente pode melhorar como uma forma de incentivar a participação de forma geral”.
O Comitê de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário, foi instituído após a publicação da Resolução 225 do Conselho Nacional de Justiça, incentivando a criação de um Grupo de Trabalho, que, posteriormente, percebeu-se a necessidade de uma comissão permanente no âmbito do Judiciário.
Fazem parte da comissão a Secretaria de Gestão de pessoas, Secretaria dos Magistrados, e a Escola Judicial de Roraima.