Foto: Divulgação
A Escola Judicial de Roraima iniciou o período de inscrições do curso Português Jurídico. As aulas vão ocorrer no formato EaD entre os dias 13 de maio e 03 de junho com o formador Marcelo Paiva.
Podem participar magistrados, servidores e estagiários do Poder Judiciário de Roraima. A intenção do curso é capacitar os participantes na produção e interpretação de textos relacionados à atividade jurídica de forma eficiente, clara e correta.
A carga horária do curso será de 60 horas. As atividades vão ocorrer em caráter autoinstrucional, por meio da plataforma do Instituto Educere. As inscrições devem ser feitas exclusivamente até as 14h do 8 de maio no site ejurr.tjrr.jus.br
Confira o conteúdo que será tratado durante o curso: A importância da linguagem na atividade jurídica; Padronizações e normatizações (manuais de redação oficial, atos normativos com orientações sobre o assunto); Linguagem jurídica: expressões e vocabulário; Erros de preciosismo, rebuscamento ou coloquialismo; Dúvidas comuns no uso adequado de expressões jurídicas; Qualidades e defeitos de um texto; Princípios de um texto adequado; Diferentes estruturas (pensamento dedutivo, indutivo etc); Linguagem adequada em órgãos públicos (Redação Oficial); Organização do pensamento; Principais erros lógicos e estruturais; e Aspectos gramaticais relacionados à linguagem jurídica (pontuação, concordância, regência, crase, pronome etc.
Fonte Ejurr