Fotos: Nucri/TJRR
O processo de crescimento é repleto de descobertas, e viabilizar a informação para o enfrentamento dos estigmas da depressão e suícidio é essencial, por isso a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (CIJ/TJRR), tem disponibilizado desde 2022 cartilhas virtuais em três idiomas.
Os materiais intitulados “Papo reto sobre valorizar sua vida” e “A prevenção do comportamento suicida em crianças e adolescentes é urgente!” são destinadas para o público infantil, jovens e adultos nos idiomas português, inglês e espanhol.
Os materiais foram elaborados com uma linguagem de fácil compreensão, e visualmente atrativa para despertar interesse ao público destinado.
Segundo o assessor técnico da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Josué Teles, a ideia de trabalhar com as cartilhas se deu por meio da identificação do desconhecimento e desinformação de assuntos tão urgentes.
“Percebemos que seria uma ótima estratégia dialogar diretamente com cada público, de forma didática e facilitada, mas sem descuidar do conteúdo necessário. Foi com base nessa ideia que passamos a conceber cartilhas com foco em três principais públicos que são o infantil o adolescente, e o adulto”
A iniciativa de trazer de forma dinâmica assuntos que impactam na saúde pública em três línguas se deu à diversidade populacional do Estado, como explica o assessor técnico, Josué Teles.
“Nos demos conta de que, para aproveitar o máximo das potencialidades do material, precisaríamos que elas também estivessem disponíveis nos idiomas espanhol e inglês, considerando que temos muitos imigrantes no Estado”
As cartilhas estão disponíveis no site para toda a comunidade interessada. Para ter acesso basta clicar aqui. (https://www.tjrr.jus.br/index.php/cij-cartilhas)