Fotos: servidor da VJI.
A Vara da Justiça Itinerante, do TJRR, visitou em abril de 2024, a comunidade Manalai, no município de Uiramutã, extremo norte do país.
O povo Ingaricó, que vive próximo à fronteira do Brasil com a Guiana, recebeu os 28 servidores com festa e homenagens.
São caminhos que levam à dignidade.
O trabalho árduo não é realizado sozinho. Foram diversos parceiros: a Funai; o Distrito Sanitário do Leste, com atendimentos à saúde; o Instituto de Identificação, com as carteiras de identidade; o TRE, atualizando, transferindo e emitindo título de eleitor; a receita Federal, com a emissão de CPFs; o INSS, com benefícios e aposentadoria; o Cartório de Pacaraima, com os registros de nascimento e casamento; a Polícia MIlitar, o MP e a DPE.
A tecnologia à disposição facilita o atendimento, mesmo em uma região tão isolada e de difícil acesso. Os indígenas do Manalai foram atendidos com rapidez e presteza, o que garantiu os direitos que todos os brasileiros possuem.
Não importa a distância, as condições e nem o lugar. As dificuldades enfrentadas pelas equipes são obstáculos superáveis quando o objetivo é garantir visibilidade social e cidadania a quem não tem os serviços básicos, por causa do isolamento em uma região montanhosa e de difícil acesso.
A Vara Itinerante agradece ao povo Ingaricó pela acolhida e oportunidade!
Texto e Locução: Isabela Schwarz Mainardi-Servidora da VJI.
Fotos, Vídeos e edições: Andrey Nascimento - servidor da VJI.