Fotos: Nucri TJRR
Para conhecer e possibilitar o intercâmbio de experiências, o Tribunal de Justiça de Roraima recebeu uma comitiva de integrantes do Tribunal
Regional Eleitoral do Acre. Liderada pelo presidente daquela instituição, desembargador Júnior Alberto Ribeiro, a visita ocorreu no Centro de Memória e Cultura do TJRR, localizado na avenida Ville Roy - São Pedro, Boa Vista.
No Centro de Memória, eles foram recebidos pelo coordenador do CMC, o desembargador do TJRR Cristóvão Suter. Ele enfatizou que a visita foi uma oportunidade para apresentar a história da Justiça em Roraima e compartilhar a experiência na estruturação do Centro de Memória.
“Temos a satisfação de receber o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, o desembargador Júnior Alberto, que vem conhecer um pouco mais do nosso Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário”, disse o desembargador ao comentar que também foi uma oportunidade para a equipe do Acre conhecer um pouco das atividades, uma vez que no momento da visita, o CMC estava recebendo alunos da Escola Municipal Pingo de Gente, programação que faz parte do “Projeto Viva Memória: a Justiça contando a história”.
Além do estreitamento de laços entre um tribunal irmão da mesma região, de acordo com o ouvidor-geral do TJRR, desembargador Erick Linhares, o encontro reflete na parceria e cooperação para aprimorar cada vez mais os planejamentos e ações institucionais.
“O desembargador Júnior Alberto Ribeiro esteve aqui no Primeiro Encontro de Ouvidores da Região Norte [realizado em agosto de 2023], e ficou encantado com o nosso tribunal, não só porque somos Selo Diamante e um tribunal de excelência, mas pela organização. Ficou especialmente interessado no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário, e voltou para conhecê-lo e poder implantar algo parecido no Tribunal de Justiça do Acre e no Tribunal Regional Eleitoral do Acre, onde atualmente é o presidente”.
Segundo o desembargador Júnior Alberto Ribeiro, os recursos audiovisuais disponíveis no CMC despertam nos jovens o interesse pela história e pela cultura, além de servir como inspiração para outros tribunais.
“Estou retornando, desta vez, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral, trazendo minha equipe para conhecer toda a estrutura, os recursos audiovisuais. Vejo como algo avançado ao ponto de despertar nos jovens, nos adolescentes o interesse pela história do Poder Judiciário. E vamos procurar nos inspirarmos para levarmos esse padrão para o Estado do Acre”, acrescentou.
A visita ocorreu nessa segunda-feira, 22 de abril. Integraram a comitiva do TRE do Acre, além do presidente, desembargador Júnior Alberto Ribeiro, a analista e secretária judiciária, Maria Verônica da Costa; a secretária da Escola Judicial Eleitoral, Ana Cátia Rodrigues Andrade, e a presidente da Comissão de Memória do Acre, Aieza dos Santos Bandeira.