Fotos: Nucri TJRR
Para promover conhecimentos e espaço para conversa sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Roraima, realizou nesta segunda (15), uma “Oficina sobre TEA para pais e cuidadores: Acolhimento, Orientação e Troca De Vivências”.
O evento em formato de roda de conversa trouxe informações sobre a avaliação, o diagnóstico e os comportamentos típicos apresentados no Transtorno do Espectro Autista, além de práticas de respiração relaxamento entre os pais e cuidadores.
A subsecretária de Qualidade de Vida do TJRR, Perla Lima, conta que a proposta desse encontro é abrir ainda mais espaço para pais e cuidadores.
“Muitas vezes a maioria das programações são voltadas exclusivamente para os pacientes, e a gente sabe a importância que tem das pessoas que cuidam de como é que está as emoções, como é que está a questão do enfrentamento do dia”.
Possibilitar a troca de diálogos permite entender ainda mais a realidade. Para a psiquiatra, doutora Ana Karine Leitão, a roda de conversa buscou dar dicas para facilitar o dia a dia.
“Foi um momento para esclarecimentos de dúvidas. Para tentar facilitar o dia a dia. Para a construção de uma convivência mais leve, sem sofrimento, sem angústia, sem temor.
O oficial de justiça, José Deodato, lotado em Pacaraima, conta que veio para Boa Vista para poder participar desse momento.
“Tudo que se trata de conhecimento familiar. É de suma importância e precisamos difundir mais esse assunto. Esse encontro permite dividir experiências”.
O momento oportuno foi destinado para os magistrados, magistradas, servidores, servidoras e estagiários. Ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo, comemorado dia 2 de abril.