Fotos: Nucri/TJRR
Para reforçar o cuidado e a atenção às crianças e adolescentes indígenas, a 1ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima, realizou nessa terça-feira, 9, uma capacitação para os agentes de proteção voluntários indígenas no município de Cantá. Estiveram presentes cerca de 20 pessoas, dentre eles conselheiros tutelares, tuxauas e voluntários.
Os trabalhos ocorreram na sede do Conselho Tutelar do município do Cantá, por meio do Projeto JAPIIM. Os formadores foram o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Parima Dias Veras e a chefe da Divisão de Proteção das Varas da Infância Juventude, Luciane Oliveira juntamente com o Henrique Sérgio Nobre, agente de proteção.
Qualificar as lideranças das comunidades indígenas para que possam atuar como protetores das crianças e adolescentes, difundindo práticas de prevenção, esta é a proposta principal, conforme explica o juiz Parima Dias Veras.
“O evento é um treinamento para a formação de Agentes Proteção Voluntária, que é um serviço que começou ano passado [2023], quando fizemos três encontros nas comunidades indígenas, dos quais participaram, lideranças como os tuxauas, professores, agente de saúde e Organização de Mulheres Indígenas, para conhecer e deliberar sobre a aprovação do projeto [denominado KABIXAKU nome em Wapixana para denominar o pássaro JAPIIM]”. Durante todo o processo zelamos pelo respeito às autoridades e organizações indígenas" ressaltou o juiz.
Foram trabalhados temas sobre a prevenção ao abuso, violência e exploração sexual, álcool, drogas, suicídio e gravidez na adolescência nas comunidades indígenas e a e capacitação de lideranças das comunidades para que possam atuar como multiplicadores de práticas de prevenção e ações eficazes e culturalmente adequadas.