O juiz Carlos Böttcher ressaltou a importância da Biblioteca para a construção da história e da Memória no Tribunal, por desempenhar a função de fornecer informações jurídicas e legislativas para as atividades jurisdicionais. O magistrado lembrou da importância da participação das bibliotecas judiciárias no ENABIJUD - Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário que ocorre a cada dois anos, e no ENAM – Encontro Nacional de Memória que acontece anualmente.
Notícias
VISITA À BIBLIOTECA - Acervo bibliográfico do TJRR recebeu visitas de juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo e do Tribunal de Justiça do Alagoas
Fotos: Biblioteca/TJRR
A Biblioteca do Tribunal de Justiça de Roraima recebeu a visita institucional dos juízes Carlos Böttcher do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e membro do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname/CNJ) e Claudemiro Avelino do Tribunal de Justiça do Alagoas (CMC/TJAL) e curador do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas.
A visita ocorreu na passagem dos Magistrados ao Judiciário roraimense, durante a participação na I Conferência de Memória e Cultura do TJRR, no dia 08 de março.
Durante a visita, foram apresentadas as principais coleções históricas da Biblioteca do TJRR, dentre elas, a coleção rara de Diários da Justiça de Roraima e a “Coleção das Leis - Imperio do Brasil”, que para o juiz Claudemiro Avelino, foi uma descoberta localizar o exemplar do ano de 1829 no acervo da Biblioteca do Judiciário roraimense e encontrar na coleção o “Decreto de 18 de setembro” que “declara que os Parachos não podem acumular as funções de Juiz de Paz”, tema de sua palestra.
Também foram apresentados os relatórios de atividades e manuais, em suporte físico datados da década de 90, que farão parte do Repositório Institucional a serem incorporados na Biblioteca Digital Jurídica - BDJur, em acordo de cooperação entre o TJRR e o STJ.
Conhecendo o Projeto Abre Portas
Outro momento importante da visita foi à apresentação da sala do Projeto Leitura Abre Portas, que engaja a leitura dos jovens e adolescentes do Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), implementado desde abril de 2023 e que em 2024, parte para a segunda etapa de fomentar a leitura com os jovens em pós-medida do Sistema Socioeducativo de Roraima.
Homenagem aos juízes
Ao final da visita, a Biblioteca do TJRR presenteou os magistrados com o livro “Administração da Justiça em Roraima” do escritor roraimense e historiador Aimberê Freitas, datado de 2007, publicado em comemoração aos 15 nos de instalação do Tribunal de Justiça, que retrata a história da justiça estadual e do Estado de Roraima, ainda como Território Federal, quando só existia o município de Boa Vista e pertencia ao Estado do Amazonas.
Biblioteca Judiciária do TJRR
A biblioteca do Tribunal de Justiça de Roraima é especializada e oferece recursos bibliográficos na área do Direito e ciências sociais aplicadas. A Biblioteca, dispõe de livros em suporte físico em seu acervo, oferece conteúdo digital e serviços de pesquisas jurídicas e legislativas. Tem como usuários os magistrados e servidores do TJRR, mas atende a toda a sociedade.
Para o servidor da 5ª Vara Cível Luis Fellipe Souza, "A Biblioteca do Tribunal de Justiça de Roraima é um espaço essencial para a prestação da justiça com excelência. Seus servidores, sempre solícitos, não somente proporcionam o acesso ao conhecimento, mas também promovem um ambiente propício ao aprendizado e à pesquisa. Considero esses profissionais como verdadeiros guardiões do saber".
Tem como projeto de extensão o atendimento aos adolescentes do Centro Socioeducativo – CSE, com a biblioteca volante composta por livros de literatura brasileira e infantojuvenil mantida nas dependências do Centro e ainda promove o engajamento a leitura por meio de dinâmicas e de interação com a equipe interna de trabalho.
A biblioteca também dispõe de sala de estudos aberta ao público, atendimento com consulta local ao acervo e funciona na Sede Administrativa Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, localizada na avenida Ene Garcez, 1696, bairro São Francisco, das 8h às 18h.
Para mais informações sobre o funcionamento da biblioteca do TJRR, entrar em contato pelo telefone (95) 3198-2842, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo site https://www.tjrr.jus.br/index.php/biblioteca