.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

A Escola vai à Escola - Caravana do projeto realiza ações na Comunidade Uiramutã

As ações da Ejurr foram realizadas na Escola Estadual Indígena Júlio Pereira
 
Foto: Ejurr
 
No dia 12 de março, o pedagogo Fernando Alves, conduziu uma conversa descontraída com a juventude da Escola Estadual Indígena Júlio Pereira, a respeito do tema “prevenção à violência”, seguido por um workshop especial com os professores da comunidade, que abordou a temática “escuta ativa e comunicação não-violenta”. A iniciativa fez parte das ações da caravana do Projeto “A Escola vai à escola”. 
 
 
A Escola Estadual Indígena Júlio Pereira pertence à Comunidade Uiramutã, na Terra Indígena Raposa  Serra do Sol. A unidade de ensino possui quase 300 alunos e alunas das etnias macuxi, taurepang, ingarikó e patamona. Mais de 200 estudantes e 16 professores participaram das atividades.
 
A equipe da Escola Judicial de Roraima (Ejurr) que coordena o projeto A Escola vai à escola foi recepcionada na língua macuxi e com cantos indígenas entoados pela comunidade estudantil.
 
 
Foi a primeira vez que uma ação dessa natureza foi realizada na comunidade, como destacou o Tuxaua Orlando Pereira. “Em mais de 50 anos na liderança, nós nunca recebemos nada assim, estou muito satisfeito”.
 
A estudante Ana Clara, participou da palestra e compartilhou o sonho de cursar medicina. Para ela, a atividade veio reforçar a importância dos estudos e do respeito que todos devemos ter uns com os outros.
 
“A experiência está sendo incrível. É a primeira vez que vem esse curso da Escola do Judiciário. É muito bom para todos os estudantes, porque a gente adquire mais conhecimento. Todos têm sonhos e o que eu peguei com o professor é que todos devemos estudar e correr atrás dos sonhos”.
 
A professora Monaliza Ribeiro ressaltou que toda formação destinada aos educadores contribui para o trabalho diário com os estudantes. Desta forma,  apresentou uma avaliação positiva do workshop. 
 
“Trouxe bastante reflexão para nós enquanto docentes, de estarmos trabalhando com os alunos, temas atuais. É bastante importante para que a gente tenha uma escuta com mais qualidade, para que seja uma escuta mais assertiva”.
 
O gestor da Escola Júlio Pereira, Márcio Pereira agradeceu a parceria com a Escola Judicial de Roraima e elogiou o Projeto “A Escola vai à escola”.
 
“É um tema muito relevante para os estudantes e para os professores. Contamos com mais momentos como esse, com essa estratégia de palestras, cursos e minicursos que vem somar com o ensino da nossa instituição”, pontuou.
 
Para o diretor da Escola Judicial de Roraima (Ejurr), desembargador Cristóvão Suter, é um prazer participar e contribuir com o dia-a-dia das comunidades.
 
“A iniciativa deste projeto, que já é uma realidade de mais de 5 anos e que já atendeu mais de 10 mil estudantes e professores de norte a sul de nosso Estado. Destaca-se pelo desejo de colaboração com a escola, isto é, não há uma imposição de conteúdo, mas uma colaboração que atende as necessidades pontuais de cada unidade de ensino, município, ou comunidade tradicional. Exemplo disso, foi o que aconteceu na Escola Júlio Pereira, onde os temas foram escolhidos pela própria comunidade, de acordo com suas necessidades”, concluiu.
 
Sobre o Projeto
 
Nesta primeira fase, estão sendo atendidos os municípios de Iracema, Caracaraí, Uiramutã, Mucajaí e Cantá. O projeto oferece ações educativas como palestras, oficinas e rodas de conversa. Atualmente, 20 unidades de ensino em Roraima são parceiras do projeto.
 
Fonte Ejurr
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte