Fotos: Justiça Comunitária/TJRR
Estabelecer um ambiente pacífico dentro das instituições de ensino é o primeiro passo para cultivar uma sociedade solidária. Partindo disso, o programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está realizando de 5 a 21 de março a 1° Oficina: "Líderes da Paz: Aprendendo a Comunicação Não Violenta e a Importância dos Princípios da Justiça Restaurativa, com os alunos da Escola Estadual Ana Libória. O programa é uma iniciativa em parceria com o Governo do Estado de Roraima, e desde o início do ano até o momento, mais de 20 escolas já receberam a visita do programa.
A oficina reúne estudantes do ensino médio que são líderes e vice-líderes de turma, dos turnos matutino e vespertino, para trabalharem a liderança e se tornarem futuros agentes de paz tanto no ambiente escolar como na comunidade.
A servidora e coordenadora da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça, Marcelle Wottrich, conta que esse momento é para os líderes e vice-líderes saibam como contribuir para uma convivência melhor.
“A oficina ´Líderes da Paz´ vem justamente para que os líderes e vice-líderes das escolas tenham força dentro das suas salas de aula, com uma comunicação mais respeitosa e assertiva, porque é o que nós estamos precisando atualmente. É saber como intermediar em certas situações”.
São realizadas dinâmicas em grupo, debates sobre como resolver conflitos de forma positiva, além de trazer para sala de aula exemplos de líderes mundiais para incentivar o diálogo, a empatia e o respeito mútuo.
A mediadora, Renata Alves, da Justiça Comunitária do Governo Estadual salienta que a paz é uma responsabilidade de todos, por isso é preciso trabalhar sobre a liderança.
“Os líderes e vice-líderes atuam como mediadores nas escolas, no sentido de evitar o conflito. Então a gente tá levando para esses alunos a comunicação não violenta e trazendo como exemplos líderes da paz como Nelson Mandela, Martin Luther King”.
Para a representante da turma do 3° ano da Escola Estadual Ana Libória, Ariadne Gomes, a oficina é importante para ajudar, a saber, como se comunicar.
“Como líder é muito bom a gente ter uma comunicação boa e saber tratar bem as pessoas. Então a gente tem que saber como usar elas, tem que conversar com os outros e tentar entender e resolver os problemas com mais facilidade”.
Ao final da programação os alunos receberão certificados.
MAIS AÇÕES
A Justiça Comunitária também realizou na quarta-feira, 6 de março, no turno da noite, a oficina “ Eu te Vejo” com os servidores da Escola Estadual Professor Antônia Ferreira. Com o intuito de trabalhar com os servidores, a escuta qualificada e desenvolvimento de habilidades essenciais para o convívio.
Desde o início do ano, a Justiça Comunitária já visitou vinte e duas escolas do Estado de Roraima.