Fotos: Nucri/TJRR
Acompanhe a matéria tambem em audio
O Comitê Estadual Judiciário de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Coestrap/RR) realizou, na manhã desta quinta-feira, 7 de março, a solenidade de posse do novo presidente do comitê, o juiz do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Gleydson Ney Silva da Rocha. O evento ocorreu no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.
O novo presidente do Coestrap sucedeu à juíza de direito do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Graciete Sotto Mayor, que esteve à frente da unidade durante cinco anos.
Com especialização na área de exploração sexual e tráfico de pessoas, a magistrada continuará no comitê como membro efetivo, representando o TJRR, contribuindo para o trabalho de combate, prevenção e sensibilização ao trabalho análogo à escravidão e ao tráfico de pessoas.
“O Coestrap/RR é diferenciado, porque a determinação do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] é que haja participação das três jurisdições, entre juízes estaduais, federais e trabalhistas, e no nosso regimento interno consta a alternância na presidência. São três competências totalmente diferentes, mas com uma ideia só, que é a questão de proteção, prevenção, e diagnósticos em relação ao tráfico de pessoas e ao trabalho análogo à escravidão”, destacou a juíza.
O juiz do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Gleydson Ney Silva da Rocha, que agora conduz o Comitê, aproveitou o momento para elogiar a atuação da juíza Graciete Sotto Mayor nesses cinco anos e pontuou a continuidade da qualidade do trabalho desempenhado pelo Comitê ao longo dos anos.
“O nosso foco agora é expandir as parcerias, de modo a ampliar também os nossos trabalhos no campo social, com as demais instituições e órgãos, para conscientizar e atuar em novas políticas de enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão e ao tráfico de pessoas”, ressaltou o juiz.
O evento contou com a presença do desembargador-federal do Trabalho e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região Manaus-AM, Audaliphal Hildebrando da Silva, a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares Souza, o juiz Federal, Sócrates Leão Vieira, o delegado da Polícia Federal, Carlos Henrique Macedo, a delegada-geral de Polícia Civil, Darlinda de Moura Santos Viana, o presidente da OAB, Ednaldo Gomes Vidal, o coronel da Operação Acolhida, Manoel Magno, o comandante geral da PM, coronel Miramilton Goiano de Souza, e o secretário de Estado da Segurança Pública, André Fernandes Ferreira e a deputada Joilma Teodora.
A solenidade contou ainda com a presença de autoridades do poder judiciário, representantes de órgãos governamentais, membros de organizações não governamentais e da sociedade civil.