Fotos: Nucri/TJRR
Acompanhe a matéria tambem em audio
O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça de Roraima (Nupemec/TJRR), deu início na tarde dessa quarta-feira, 06 de março, ao curso de Aperfeiçoamento em Mediação de Conflitos no Superendividamento. As atividades seguem até o dia 08.
O curso, resultado de uma parceria entre o Nupemec e a EJURR, reflete o compromisso do Tribunal de Justiça de Roraima em abordar as questões do superendividamento, ao treinar os mediadores e conciliadores, proporcionando soluções mais apropriadas e sustentáveis para casos de superendividamento, alinhando-se com seu projeto de tratamento adequado de conflitos e as diretrizes da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos.
Segundo o juiz titular da unidade, Eduardo Alvares de Carvalho,o curso visa ressaltar a pretensão do Tribunal em garantir que os mediadores estejam aptos a lidar de forma eficaz com os desafios específicos do superendividamento, promovendo assim uma resolução mais satisfatória para as partes envolvidas.
“É mais um passo importante em consolidar o projeto específico para os seguidores do Tribunal. Já temos a parte judicial, agora, complementando com a parte da formação dos mediadores e avançando também para a parte psicológica e também para a parte de mentoria dos servidores”.
As atividades foram ministradas pela formadora Dionara Oliveira Albuquerque, servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e especialista na área de mediação judicial.
A formadora ressaltou a relevância de tratar o superendividamento não apenas como uma questão financeira, mas também como um problema de saúde pública, afetando não apenas a renda, mas também o bem-estar mental e o desenvolvimento familiar e social das pessoas envolvidas.
“Objetivamos com este curso, que é um curso vinculado ao Código de Defesa do Consumidor, assim vamos falar além do superendividamento, de forma que os mediadores estejam ainda mais capacitados e desenvolvem suas competências para atuar nas questões características do superendividamento”
Participam do curso 26 mediadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) que atuam em todo Tribunal de Justiça de Roraima.