Fotos: Nucri/TJRR
Acompanhe a matéria tambem em audio
Para fortalecer ainda mais as ações de combate à violência doméstica e oferecer suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima (Cevid/TJRR), deu início às atividades do Grupo Reflexivo ELAS, na Casa da Mulher Brasileira.
As atividades do grupo reflexivo consistem na realização de círculos de diálogos cujo o objetivo é reforçar a autoestima das mulheres, incentivar o autoconhecimento e auxiliá-las na identificação e superação de suas dependências emocionais, capacitando-as para que possam romper o ciclo de violência em que se encontram.
Segundo a psicóloga da Cevid, Fabiana Lima, os encontros são destinados para mulheres que passaram, ou passam, por algum episódio de violência doméstica proporcionando círculos de diálogos que promovam a reflexão e o fortalecimento interior das participantes.
“Esse grupo de terapia que a gente desenvolve é para justamente uma autoestima da mulher, para o autoconhecimento, para identificar suas dependências emocionais e fazer com que realmente ela venha a se desvincular dessas dependências”.
O projeto é realizado em parceria com as estudantes de psicologia da Faculdade Cathedral, e está aberto para todas as mulheres que desejem participar. O grupo é realizado na Casa da Mulher Brasileira, como parte de um projeto do Tribunal de Justiça de Roraima, ocorrendo todas as terças-feiras às 16h.
O Grupo Reflexivo ELAS é uma iniciativa integrante do Projeto Equilíbrio, que teve seu início em 2017 e tem como objetivo principal promover ciclos restaurativos com mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva de urgência.
Em 2023, o grupo realizou 16 círculos de diálogos, abordando temas sensíveis como violência de gênero, seus reflexos na família e no desenvolvimento humano, além dos direitos da mulher e da criança. Estes círculos contaram com a participação ativa de 27 mulheres, oferecendo um espaço seguro para compartilharem suas experiências e receberem apoio mútuo.