A ação é realizada em todo o país, três vezes por ano, para reforçar as ações do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher
Foto: Divulgação
Acompanhe a matéria tambem em audio
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Roraima (CEVID/TJRR) iniciará na segunda-feira, 4 de março, a 26ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, que desempenha um papel crucial na elaboração de estratégias para o enfrentamento da violência doméstica.
Segundo a juíza coordenadora da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Suelen Alves, a semana de ações reafirma o compromisso do judiciário no enfrentamento a violência contra mulher.
“A Semana tem o objetivo de dar visibilidade à questão da violência de gênero para que esses crimes sejam denunciados, e divulgar os diversos canais que integram a rede de proteção às vítimas desse tipo de violência, além da realização de palestras, oficinas e demais projetos de conscientização ”, afirmou a magistrada.
Os eventos presenciais ocorrerão na sexta-feira, dia 8 de março, com realização de palestras e o início das atividades do projeto Maria Vai à Escola - Escola Municipal Nova Canaã.
A programação contará também com a divulgação do Relatório de Atividades do ano de 2023, e do lançamento do Projeto EMA’NUM, além da veiculação das campanhas, reuniões e capacitações realizadas em 2024.
Ocorrerão também audiências e julgamentos dos processos de violência doméstica nos juizados e nas comarca, dando celeridade a esses processos.
SEMANA DA JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA
Iniciada em março de 2015, a Justiça pela Paz em Casa conta com três edições de esforços concentrados por ano. Iniciando-se em março, juntamente com o dia das mulheres, em agosto devido ao aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) e por último em novembro, quando a ONU estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.