Fotos: Nucri/TJRR
Acompanhe a matéria tambem em audio
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), trabalha em parceria com a Fazenda da Esperança em ações que visam à recuperação de pessoas que necessitam de tratamento para dependência de álcool ou substâncias químicas.
Os frutos desse trabalho são observados a partir da prática de exercícios físicos, com a instalação de uma academia na unidade de recuperação, que tem ajudado as pessoas que estão em tratamento. A ação é parte integrante do programa de reabilitação e foi viabilizada graças ao apoio financeiro, oriundo das penas de prestação pecuniária, aplicada em projetos de relevância social.
A academia, tem proporcionado aos acolhidos a oportunidade de melhorar a saúde física e emocional, promovendo interações sociais positivas por meio de atividades como musculação e tênis de mesa.
Um dos acolhidos sob tratamento na comunidade, compartilhou os benefícios que a academia trouxe para sua vida durante o processo de desintoxicação. Ele ressaltou, que esta ação veio para somar na melhoria da qualidade de vida, na autoestima e disposição diária, destacando a importância da continuidade dessas atividades no caminho para a recuperação.
Para a chefe do Setor de Gestão de Projetos e Ações Sociais da Vepema, Shirlene Fraxe,o sucesso dessa iniciativa é uma prova da eficácia da parceria entre a Fazenda da Esperança e o Tribunal de Justiça de Roraima.
“A VEPEMA se empenha em proporcionar oportunidades variadas aos parceiros, que por sua vez dão a resposta positiva dos projetos desenvolvidos, garantindo melhoria para todos os envolvidos e para sociedade como um todo. É gratificante proporcionar uma nova chance a tantos indivíduos que lutam contra a dependência química”,.
A Fazenda da Esperança está situada no município de Iracema, interior do Estado de Roraima. Funciona com a colaboração de uma equipe de voluntários comprometidos com a inclusão social. A Fazenda tem capacidade para acolher até 60 internos e alcançou uma notável taxa de recuperação de 80% entre aqueles que concluíram o programa de tratamento.