Fotos: Nucri/TJRR
Acompanhe a matéria tambem em audio
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Jésus Nascimento, acompanhado pelo governador do Estado, Antônio Denarium, pelo chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, além de magistrados, secretários e servidores do Poder Judiciário, realizaram uma visita às obras do Fórum da Cidadania.
Durante a visita, os presentes puderam acompanhar o progresso das obras no Palácio Latife Salomão, comparando-o com o projeto inicialmente concebido. O presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, destacou a relevância do novo Fórum para a população do Estado
“Essa obra está sendo tocada há mais de um mês e a gente já consegue visualizar o Fórum da Cidadania, trazendo para o centro da cidade a possibilidade de atender o cidadão mais humilde, para ele ter o seu direito, aonde reclamar, aonde clamar”.
O presidente explicou também que os setores do Fórum receberão o nome dos desembargadores do TJRR já falecidos, prestando homenagem a aqueles que contribuíram para o crescimento do Poder Judiciário e da sociedade roraimense.
“Aqui nós vamos ter as unidades da Justiça Itinerante que nós vamos dar o nome do saudoso desembargador Elair de Moraes, magistrado entusiasta da Justiça Itinerante. Os três Juizados Especiais Cíveis e a turma recursal serão o complexo Carlos Henrique, também lembro que foi na gestão dele em que se iniciou a criação desse juizado; era um magistrado entusiasta em atender todos os anseios da população. E, por fim, o complexo das Varas da Infância e da Juventude que vai se chamar Desembargador José Pedro Fernandes, uma homenagem justa e honrosa”.
Além disso, o presidente também comentou sobre a homenagem que será prestada, em vida, para o ex-governador do Estado, e atual chefe da Casa Civil, Flamarion Portela. “O nosso Centro de Atendimento ao Cidadão terá vários órgãos voltados para o cidadão, Procon, Cras, Chame, e vai receber o nome de Flamarion Portela. Homenagem em Vida, para quem foi primordial para institucionalizar o Estado de Roraima. Fico feliz de estar prestando essa homenagem muito merecida”.
O governador, Antonio Denaruim, destacou a felicidade de visitar a obra e poder contribuir para construção de um centro de atendimento voltado exclusivamente para a população.
“O Governo do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça, fez a transferência de orçamento para para viabilizar essa obra, que vai ser muito importante para a população e para os servidores, que terão uma condição muito melhor de fazer o atendimento”
As obras tiveram início no dia 26 de dezembro, após a assinatura da ordem de serviço, realizada no mesmo mês. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em julho, com a possível inauguração do novo espaço do Tribunal de Justiça de Roraima no segundo semestre de 2024.
É importante destacar que o espaço Palácio Latife Salomão, além de contar com o apoio do Poder Executivo Estadual, do Poder Legislativo Estadual e da bancada federal do Estado de Roraima, vai abrigar órgãos desses parceiros, como também do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima. A área contempla, ainda, um auditório com capacidade para 57 pessoas e 90 vagas de estacionamento, guarita, lanchonete, cisterna para reutilização de águas pluviais, estacionamento público, subestação de energia e abrigo para geradores.