Fotos: Nucri TJRR
Acompanhe a matéria tambem em audio
A Coordenação do Programa Justiça Cidadã do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou importante treinamento no município de Uiramutã. Entre os dias 23 e 24 de janeiro foi promovido o curso "Trilha de Formação - Postos Avançados do Programa Justiça Cidadã".
O objetivo do curso foi capacitar os profissionais que atuam nos postos avançados do Programa Justiça Cidadã, com foco na ampliação do acesso à justiça em regiões afastadas, especialmente em cidades que funcionam como sede de comarca. Durante o treinamento, os colaboradores foram preparados para lidar com atendimentos nos juizados cíveis, uso do Sistema Projudi e movimentações básicas nos processos, além de aprender sobre o acesso ao Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU).
A capacitação destaca o compromisso do Tribunal de Justiça de Roraima em proporcionar um atendimento mais eficaz e acessível à comunidade, especialmente em áreas onde o acesso à tecnologia pode ser limitado. O objetivo é garantir que os cidadãos recebam serviços judiciais de qualidade, sem a necessidade de deslocamento até a sede da Comarca.
O curso também abordou estratégias de organização do trabalho nas unidades, garantindo alinhamento com o planejamento estratégico institucional. Com uma carga horária de 12 horas, o treinamento foi ministrado pelo instrutor Gilberto José de Sampaio, que é bacharel em Direito e servidor do Tribunal de Justiça de Roraima.
“Além de noções importantes, revisar pontos importantes sobre Projudi, do SEEU, nós também enfatizamos aspectos importantes sobre o atendimento, atermação nos juizados cíveis. Desse modo, com a conclusão do treinamento, a ideia é que agora os servidores daqui possam fazer esse atendimento, completar um atendimento de juizado”
O colaborador do posto, Alex Carioca destacou a importância do treinamento, em especial, os benefícios trazidos pelo funcionamento do posto no município de Uiramutã para a comunidade.
“Antes as comunidades tinham que ir para Pacaraima. Agora este posto avançado fez com que as comunidades chegassem nas suas audiências e conseguissem assinar suas certidões de comparecimento aqui mesmo”.
A Escola vai à escola
Durante as atividades na região, os servidores Alcenir Gomes, Claudio Klaus e Juremilton Maduro também visitaram unidades escolares na região como parte do programa “A Escola vai à escola”, buscando estabelecer parcerias para futuras ações entre palestras e visitas na região, como parte integrante do projeto.
Fonte Ejurr