Fotos: Divulgação
Com intuito de promover orientações e esclarecimentos aos novos Conselheiros Tutelares, o Tribunal de Justiça de Roraima por meio da Comarca de Alto Alegre, realizou o I Seminário sobre os Desafios do Conselho Tutelar no Mundo Pós-Industrial.
O evento contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre novos conselheiros tutelares, acadêmicos e a comunidade. A ação ocorreu no dia 09 de dezembro na sede da Comarca.
Durante o Seminário, houve uma troca de experiências entre os novos conselheiros e os já ativos, que expuseram esclarecimentos legais de como atuar dentro da profissão.
A juíza da comarca, Sissi Marlene Dietrich, destacou que o evento foi importante porque propiciou a integração entre o Poder Judiciário, universidades, acadêmicos, órgãos públicos e os conselheiros tutelares no compartilhamento de conhecimento e experiências.
“O Seminário trouxe os desafios que ainda precisam ser enfrentados para assegurar a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, visando o cumprimento das normas constitucionais e do Estatuto, no que se refere à proteção integral”.
Estiveram presentes na ação, o desembargador Mauro Campello, a juíza titular da comarca, Sissi Marlene Dietrich, por meio de videoconferência, integrantes da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE), representantes da Prefeitura Municipal de Alto Alegre, Conselheiros Tutelares Eleitos, acadêmicos de Direito da Universidade Federal de Roraima, Universidade Estadual e da Faculdade Cathedral, além de advogados locais.
Na oportunidade foram entregues para cada inscrito no seminário, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Vade Mecum (livro sobre direito).