Fotos: Nucri TJRR
O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), recebeu os alunos do Programa Residência Judicial, para finalização da disciplina “Mediação e Conciliação”. O encontro ocorreu na quarta-feira, 13 de dezembro, no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.
A disciplina é ministrada pelo juiz de Direito, Eduardo Álvares de Carvalho, coordenador do Nupemec e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Boa Vista (Cejusc). Durante a ação, foi apresentado aos residentes, depoimentos dos mediadores e conciliadores, além de uma audiência de mediação simulada.
André Lima é mediador do TJRR, ele ressaltou como a presença dos alunos no Núcleo, contribui para o aprendizado deles sobre mediação e conciliação, fomentando ainda mais a prática.
“É interessante esse curso de mediação para os residentes que estão finalizando a parte teórica, todos saem ganhando”.
Durante a disciplina os acadêmicos participaram também de uma aula com a presença do presidente do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, do Tribunal de Justiça do Amazonas.
O residente Lucas Rodrigo da Silva, reforçou a satisfação em fazer parte do programa de residentes judiciais e de poder participar de aulas como essa.
“Dá uma dimensão mais ampla de como funciona realmente a conciliação. E graças à residência, a gente está vivenciando essa experiência, que é muito necessária, porque a conciliação e a mediação acabam sendo um instrumento importante para o judiciário”.
O Programa Residencial Judicial do TJRR ocorre em parceria com a Escola Judicial de Roraima (Ejurr) e é voltado a estudantes do curso de Direito.