Foto: Nucri
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Gabinete Militar e da Escola Judicial de Roraima (EJURR), realizou a cerimônia de formatura de Agentes de Segurança no 3º Curso de Proteção de Dignitários.
O evento ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 11 de dezembro, no Auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. Ao todo foram certificados agentes de dez instituições do Estado.
O curso tem como objetivo qualificar os policiais que já trabalham na área, auxiliar os agentes de segurança a identificarem situações de risco, planejar e executar o serviço de segurança e proteção de autoridades, bem como desenvolvendo comportamentos adequados de prevenção e defesa das autoridades.
A realização do curso de Proteção de Dignitários ocorreu por meio da resolução nº 30 de 2020 do Tribunal de Justiça de Roraima, que prevê a formação e especialização dos policiais militares do Gabinete Militar, como explica a Chefe do Gabinete Militar do TJRR, Coronel Alexandra Gomes.
“Uma das missões do Gabinete Militar é proporcionar a segurança das autoridades do Tribunal de Justiça de Roraima, das autoridades do Conselho Nacional de Justiça e de autoridades de outros Tribunais do país, quando em visita ao Poder Judiciário de Roraima. O curso é de grande relevância para este Tribunal, considerando que possibilitou aos policiais Militares do Gabmil/TJRR, bem como aos agentes públicos de instituições parceiras, qualificação quanto às novas demandas que surgem no campo da proteção de dignitários”.
O policial militar Rodrigo Mano, do Gabinete Militar do Tribunal de Justiça de Roraima, ressaltou a importância do curso para enfrentar diferentes tipos de adversidade, sabendo como lidar com cada situação.
“Para a gente é muito gratificante estar fazendo parte desse curso com várias instituições parceiras. É um curso voltado para a nossa atividade de segurança, um curso de grande importância, com duas 2 semanas intensas de treinamento, realizando várias atividades voltadas para essas atividades relacionadas à segurança de dignitários do nosso Estado”.
Além dos policiais militares que atuam no Gabinete Militar do Poder Judiciário de Roraima, participaram agentes de segurança do Polícia Militar de Roraima, Corpo de Bombeiros Militares de Roraima; 32º Pelotão do Exército, assembleia legislativa de roraima, Casa Militar da Governadoria, Policia Civil e do Ministério Público público de Roraima.