O Programa Justiça Comunitária iniciou em março a Capacitação em “Escola Restaurativa” na Escola Estadual Euclides da Cunha, com o tema “Primeiros Passos para uma Justiça Restaurativa”. A Capacitação, que é dividida em três etapas - duas teóricas e uma prática para os servidores- e em duas etapas para os alunos, encerra este mês.
A Capacitação tem como objetivo informar à comunidade escolar o que é e como funciona o Programa Justiça Comunitária, a Justiça Restaurativa e uma Escola Restaurativa, com vistas à implantação de Núcleo do referido Programa na Unidade de Ensino.
O Programa Justiça Comunitária foi implantado em 2006 pelo Tribunal de Justiça, em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (SEED), e tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso à Justiça por meio de métodos alternativos de solução de conflitos.
Além das sessões de mediação, é oferecido atendimento psicológico, assistencial e jurídico a membros da comunidade escolar envolvidos em conflitos, inserindo, assim, a cultura do diálogo na sociedade, evitando que um simples conflito torne-se algo mais grave.
A equipe da coordenação é composta por Lucilene Paula da Silva (coordenadora) - pedagoga, Anna Paola Peres (secretária), Andrea Olimpio - (pedagoga), Kamylla Macedo (Assistente Social), Marcelle Grécia Wottrich (psicóloga), Maria Luiza Alvarenga Chagas (socióloga), Suelia Chaves (Pedagoga) e Renatta Reis (advogada).
Boa Vista, 5 de maio de 2017.
Núcleo de Relações Institucionais – Nuri
Escritório de Comunicação