No período de 3 a 7 de abril representantes dos Tribunais de Justiça do Amazonas (TJ/AM) e Rio Janeiro (RJ) acompanharam o trabalho da Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima, no município de Uiramutã, no extremo norte do Estado.
Do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro participaram quatro pessoas, a desembargadora e coordenadora da Justiça Itinerante, Cristina Gaulia, Marinete Tani, Diretora da Divisão da Justiça Itinerante e Acesso à Justiça, Cláudia Motta juíza da Justiça Itinerante e Antônio Ligiéro, subcoordenador da Justiça Itinerante.
De Manaus, participaram o juiz Alexandre Novaes coordenador da Justiça Itinerante e Jardel Bernardo, servidor da Justiça Itinerante do AM.
Segundo o juiz Erick Linhares o motivo da visita da comitiva do Rio de Janeiro foi conhecer de perto o trabalho da Justiça Itinerante no Estado que é exemplo para outros Tribunais. “Fico muito feliz porque segundo a desembargadora Cristina Gaulia do RJ, nós e o Estado do Amapá estamos entre as Justiças Itinerantes que mais funcionam no Brasil”.
Diante do trabalho da Vara da Justiça Itinerante de RR, também nas comunidades indígenas, o juiz Alexandre Novaes (TJ/AM) veio conhecer como funciona esse serviço e pretende uma ação conjunta, para um trabalho futuro na área yanomami, região do Amazonas.
Dentre os serviços realizados no Uiramutã, o casamento de idosos indígenas foi algo que chamou atenção dos visitantes. “Foi um momento muito especial a realização do casamento de dois idosos, um de 80 e outro de 82 anos”, destacou o juiz da Vara da Justiça Itinerante Erick Linhares.
Boa Vista, 10 de abril de 2017.
Núcleo de Relações Institucionais – NURI
Escritório de Comunicação