O juiz Aluizio Ferreira Vieira, Coordenador do NUPEMEC (Centro de Solução de Conflitos Indígenas – Reserva Raposa Serra do Sol) do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, recebeu nessa terça-feira (14), em Brasília, a menção honrosa do prêmio "Conciliar é Legal" 2016. O prêmio promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem o objetivo de reconhecer nacionalmente boas práticas de solução de conflitos e aprimoramento do Poder Judiciário que envolvam uma negociação entre as partes em conflito, a autocomposição.
O magistrado falou dessa importante conquista: "Agradeço, em especial, o apoio do Tribunal de Justiça de Roraima, o grande conciliador Shiromir e as Comunidades Indígenas da região das Serras, Terra indígena Raposa Serra do Sol."
Política judiciária – O Prêmio Conciliar é Legal está alinhado à Resolução CNJ n.º 125/2010, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse no âmbito do Poder Judiciário. Na avaliação dos projetos foram levados em conta critérios como eficiência, restauração das relações sociais, criatividade, replicabilidade, alcance social, desburocratização e satisfação do usuário.
A cerimônia de premiação ocorreu durante a 34ª Sessão Extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Boa Vista, 15 de fevereiro de 2017.
Núcleo de Relações Institucionais - NURI
Escritório de Comunicação