A partir de hoje, (30), todos os processos criminais das comarcas do interior passarão a tramitar de forma eletrônica, por meio do Processo Judicial Digital - Projudi Criminal. O sistema permite a tramitação totalmente eletrônica de processos judiciais via internet. Seu funcionamento é simples e seguro. Essa inovação, no primeiro momento, dar-se-á nos novos processos/inquéritos.
Aos poucos, todos os processos criminais físicos serão digitalizados e inseridos no Projudi, e todo material impresso que se encontra em tramitação será arquivado. O setor de Sistemas Judiciais da Secretaria de Tecnologia da Informação prestará todo suporte técnico para a implantação do sistema.
No Projudi todas as movimentações processuais que não envolvem a atividade intelectual do juiz são eliminadas, o que reduz sensivelmente o tempo de julgamento da ação. Acabará com o dilema do acesso aos autos para a defesa, quando estes se encontram em carga para o Ministério Público ou baixados à Delegacia de Polícia; possibilitará a consulta e peticionamento nos autos 24h por dia, e de qualquer lugar do mundo, sem contar com a redução dos custos de um processo em papel, com material (capa, grampos, papel, tinta, entre outros), o que redunda em economia para todos os contribuintes.
O Poder Judiciário tem investido em modernização para melhor atender os jurisdicionados e o público em geral. Com a digitalização dos processos, os trabalhos ganharão mais agilidade na tramitação dos autos, utilizando um único sistema.
Assim como na Capital, o projeto do Judiciário tem encontrado excelente apoio por parte dos "parceiros da justiça", como: Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Poder Executivo, por meio da Secretaria de Segurança e das delegacias de polícia, responsáveis pela formação e tramitação dos inquéritos e flagrantes que se transformam em processos criminais.
Boa Vista, 30 de janeiro de 2017.
Núcleo de Relações Institucionais – NURI
Escritório de Comunicação