A segunda Vara de Família da Comarca de Boa Vista realizou entre os dias 25 e 27 de outubro o terceiro mutirão de conciliação deste ano. O evento mobilizou funcionários da vara sob a coordenação do juiz titular Paulo Cézar Dias Menezes, juntamente com o promotor de justiça Ademar Loiola Mota e defensores públicos. Esta edição contou também com a participação de mediadores cedidos do CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos.
Durante os três dias foram realizadas 95 audiências, dentre elas: ações de guarda, união estável, investigação de paternidade, divórcio e alimentos, sendo que mais da metade das ações realizadas foram de natureza alimentícia, com 70% das ações sentenciadas no mutirão, com acordo entre as partes.
De acordo com o juiz Paulo César, a realização desses mutirões é uma forma de empregar maior agilidade na resolução das demandas judiciais naqueles processos onde é possível a realização de acordos. "A conciliação é a forma mais efetiva de se promover a justiça. Quando as partes concordam, o conflito acaba, sem recurso, e todos saem ganhando: as partes, o Judiciário e a sociedade", afirmou o magistrado.
Nos dias 16 e 17 de novembro será realizado o 4º mutirão de conciliação da 2ª Vara de Família.
Boa Vista, RR 3 de novembro de 2016
Núcleo de Relações Institucionais do TJRR - NURI
Escritório de Comunicação Social