Fotos: Nucri/TJRR
Discutir ideias para aprimorar o atendimento à população e impulsionar os serviços do judiciários. Esta é a proposta da 2ª Edição da Semana de Inovação do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Durante os cinco dias de eventos, que iniciaram na segunda-feira, 16 e seguem até sexta-feira, dia 20 de outubro, os participantes estão interagindo por meio de palestras, workshops, oficinas e mesas redondas, sobre ideias inovadoras, que alavancam as atividades do judiciário, além da premiação dos vencedores do Prêmio Inovação do TJRR 2023, que reconhece as melhores práticas de inovação no âmbito do Judiciário de Roraima.
A abertura oficial do evento ocorreu nessa terça-feira, 17 no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, e contou com a Palestra Magna: A Justiça do Futuro, ministrada pelo desembargador Pedro Valls Feu Rosa, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, prestigiou o evento e destacou a busca do Judiciário por meios que facilitem a atuação da Corte de Justiça em prol da sociedade.
"Essa semana é voltada para intensificar estudos, conversas sob forma de inovar o Poder Judiciário, cada vez mais informatizar, trazendo a tecnologia para os nossos jurisdicionados. Estamos sempre pensando em meios e ferramentas para solucionar os litígios de maneira mais célere e justa".
O desembargador do TJES, Pedro Valls Feu Rosa, ressaltou o empenho do TJRR em promover políticas de inovação, se destacando nacionalmente.
"O Tribunal de Justiça de Roraima se destaca como líder nacional em tecnologia, refletindo uma cultura moderna enraizada. Estamos aqui não apenas para aprender, mas para compartilhar experiências e avançar no cenário da inovação"
Ocorreu ainda a mesa redonda: Transformação Digital no Poder Judiciário, com a participação do juiz auxiliar da presidência Esdras Silva Benchimol, o juiz titular da 1ª Vara Criminal e coordenador da Secretaria Unificada das Varas Criminais da Comarca de Boa Vista, Cleber Gonçalves, o juiz Thiago Russi, o secretário de Tecnologia da Informação Tiago Lobo, e o executivo da Gartner Rodrigo Camelo de Oliveira.
O juiz auxiliar da presidência, Esdras Silva Benchimol, afirmou que a realização do evento tem por objetivo o compartilhamento de experiências e tecnologias. "Nós começamos, no Tribunal de Justiça de Roraima, uma série de transformações que visam a adaptação do processo judicial, assimilando as tecnologias mais modernas que estão à disposição".
A coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação do TJRR, Janaíne Voltolini, disse que iniciativas como as que foram discutidas na abertura da Semana de Inovação, não apenas nos impulsionam a ser mais eficientes, mas refletem nosso compromisso em enfrentar os desafios atuais com soluções criativas e modernas.
"A Semana de Inovação representa um marco significativo para nós. Evento abrangente, incluindo palestras, oficinas e premiações, estamos focados em impulsionar a inovação no meio jurídico, aplicando tecnologia para otimizar nosso desempenho e melhorar a prestação de serviços."
PRÊMIO DE INOVAÇÃO
Entre os vencedores, na categoria Ideia Estruturada, ficou o projeto Automajus em 1º lugar, Investidor Anjo em 2º lugar e Gamejus em 3º lugar. Já na categoria Iniciativa conquistaram o pódio os projetos ALVITRE, Atendimento Itinerante Waimiri e Automação do Cadastro de Registro de Imóveis, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
O 2º Prêmio de Inovação premiou também os melhores entre as duas categorias, conquistando o primeiro, segundo e terceiro lugar os projetos, Automajus, Alvitre e Investidor Anjo, respectivamente.
Paulo Adriano é integrante do grupo vencedor da categoria Iniciativas, com a realização do projeto Alvitre. O servidor destacou a felicidade em receber a premiação.
“É uma satisfação participar, felicidade, pelo reconhecimento do trabalho da equipe e o desejo que o nosso sistema continue sendo útil ao Tribunal, a sociedade, na funcionalidade da prestação dos serviços do Poder Judiciário a população”.
O projeto Automajus ficou em primeiro lugar não só da categoria que disputou, Ideias Estruturadas, mas conquistou a primeira colocação no pódio geral. O servidor Bruno Zamorano, um dos integrantes da equipe, afirmou que a premiação destaca que o Poder Judiciário está na direção certa para uma mudança significativa.
“Receber esse prêmio tem um significado especial, porque mostra que nós estamos no caminho certo”.
PROGRAMAÇÃO
As atividades da 2ª Semana de Inovação iniciaram na segunda feira, 16 de outubro, e seguem até sexta feira, 20, confira a programação:
19/10 – (Quinta-feira)
Inauguração da Central Eletrônica de Mandados
Inauguração da Sede própria do Núcleo de Plantão e Audiências de Custódia - NUPAC
Local: Fórum Criminal
Horário: 09h às 10h
Palestra: Grandes perrengues, pequenas vitórias: insights nada convencionais para inovar no poder judiciário
Palestrante: Dr. José Faustino Macedo de Souza Ferreira - TJPE
Local: Auditório da 2ª Vara do Júri - Fórum Criminal
Horário: 10h30 às 12h
Curso: Design Thinking aplicado à resolução de desafios do Poder Judiciário
Palestrantes: Dr. José Faustino Macedo de Souza Ferreira - TJPE e Dr. Jeremias Cássio Carneiro de Melo - TJPB
Local: Laboratório de Inovação - Sede do Prédio Administrativo
Horário: 14h às 18h
20/10 — (sexta-feira)
Curso: Design Thinking aplicado à resolução de desafios do Poder Judiciário
Palestrantes: Dr. José Faustino Macedo de Souza Ferreira - TJPE e Dr. Jeremias Cássio Carneiro de Melo - TJPB
Local: Laboratório de Inovação - Sede do Prédio Administrativo
Horário: 8h00 às 12h e 14h às 18h