Fotos: Nucri/TJRR
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima (Cevid/TJRR) realizou, na tarde de quinta-feira (17), a cerimônia de certificação dos alunos participantes do Programa Maria Vai à Escola. O evento, que faz parte da programação da Semana da Justiça pela Paz em Casa, ocorreu no auditório da Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito de Boa Vista.
Ao todo, 170 alunos das turmas do 5° ano das Escolas Municipais Professora Carmem Eugênia Macaggi e Francisco Cássio de Moraes participaram do projeto, e um aluno de cada turma participante representou os colegas na premiação.
Para a juíza Suelen Alves, coordenadora da Cevid, a certificação é a culminância do programa que tem alcançado cada vez mais resultados positivos.
“O Projeto Maria vai à Escola é um projeto de sucesso, premiado nacionalmente que traz para os alunos da rede municipal de ensino noções sobre igualdade e direitos humanos, é um projeto que tem um futuro promissor pela frente ”.
A aluna Sofia Cavalcante representou sua turma ao receber o certificado e descreveu um pouco do aprendizado com as atividades do Programa Maria vai à escola.
“O projeto Maria vai a Escola me ensinou muita coisa, mas o que eu mais gostei foi sobre a história da Maria da Penha, uma mulher muito forte, que lutou pelos seus direitos e hoje tem uma lei em sua homenagem que protege muitas mulheres”.
Na abertura, a secretária Adjunta Pedagógica, Meiry Jane Silva reforçou a importância do trabalho em conjunto para sensibilizar meninos e meninas da rede municipal de ensino.
“O projeto já está em andamento desde 2015, já passamos por mais de 25 escolas e cada escola levanta a conscientização do respeito a mulher que merece todo o nosso carinho e isso é lindo”.
A coordenadora pedagógica, Helem Cristina atua na formação dos alunos da Escola Francisco Cássio de Moraes e explicou a importância do programa para as crianças.
“Nossa escola recebeu o projeto de braços abertos, os alunos foram bem participativos, desenvolveram excelentes trabalhos e puderam conhecer um pouco mais sobre a Lei Maria da Penha e poderem assim, transmitir o conhecimento para os familiares e as crianças conhecerem as leis que as protegem é essencial ”.
O Programa Maria vai à escola é uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRR e a Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista.